segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como que 15 minutos de conversa fiada foram melhores que 30 anos de planejamento da CBF

De inicio gostaria de pedir desculpas aos nosso leitores (?) pelo texto anterior. Desconsiderem-no.

Agora, ao que interessa. Hoje pela tarde, num dos raros momentos de conversa fiada jogada fora no estágio (afinal, tamo lá pra trabalhar) eu e meu colega, outro escritor deste ~mágico~ saite, mostramos como é fácil ser inteligente quando o assunto é organizar futebol.
O tema surgiu enquanto ambos desprezávamos da importância de um Campeonato Estadual de futebol. Nada relacionado ao fato de ambos nossos times terem perdido para os maiores rivais nesses torneios (CAPAZ), mas, para simplificar, eram apenas devaneios nossos.
As idéias saíram de forma simples e direta. Baseando-se na EMOCIONANTE Copa Nordeste, e a intrigante Copa Verde, a idéia foi a seguinte, com alguns retoques pessoais meus:

1. Estaduais no segundo semestre, somente para os times do INTERIOR - nesse termo tem os times de capitais, porem sem expressão nenhuma-
2. Os dois primeiros colocados de cada estadual iriam direto para um grupo/chave de seu torneio REGIONAL
2.1 Aí teríamos a volta da Sul-Minas Rio-São Paulo, a manutenção da Copa Nordeste e Verde, e até a criação de mais alguma para encaixar todo mundo
2.2 O terceiro colocado de cada estadual disputa uma repescagem para o regionalzão
3. Com o fim dos estaduais no segundo semestre, incia-se a temporada com a disputa dos regionais, com os clubes grandes e os campeões de cada estado
3.1 As competições se estendem até o fim do primeiro semestre, combinando o final dos regionais, com o início do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
3.2 Campeões e vices teriam lugares certos em fase de oitavas de final da Copa do Brasil, sendo os demais participantes oriundos das fases preliminares (a famosa pré-Copa do Brasil).
3.3 Campeonato Brasileiro seria com 16 times, ida e volta espelhada, rebaixando três equipes.
4. Campeões do Brasil (campeonato e copa) teriam vaga direta para a Taça Libertadores da América
5. Libertadores disputada ao mesmo tempo dos regionais,

Acredito que dessa forma haveriam maiores festas de torcidas, uma vez que os grandes jogos decisivos atraem a todos. Os times menores poderiam jogar mais, os grande, menos, e o Brasil não ter um hiato de jogos mata mata e calendário longo e inobjetivo.


Att. Gringo Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário