terça-feira, 5 de maio de 2015

Quando Eddard Stark pulou para fora do aquário

(Este texto requer um conhecimento mínimo de Game of Thrones. Pode ser só da série, se você não leu os livros.)

                              Trilha sonora para a leitura do texto

Ao longo da história (real e ficional), vários foram os países que sofreram um golpe de Estado, assim como vários foram as maneiras utilizadas para tal golpe, e de vários tipos foram os golpistas.

Existiram golpes de Estado que:

- Instituíram um governo militar, destituindo um presidente civil empossado por um golpe de Estado que destituiu um governo militar (Fala Egito, beleza?);
- Quase deram certo, mas a decisão de dar o "golpe final" foi tomada com atraso ou não foi tomada por medo dos golpistas (grande Friedrich Olbricht);
- Destituíram um monarca (declarando este ser um tirano e opressor) e instauraram uma república (tirana, opressora e assassina), para no final serem destituídos por uma monarquia (oi?) virando (não sei como) um modelo de democracia, apesar de terem mergulhado o país no caos e no sangue de todo aquele que ia contra o sistema (40 mil pessoas guilhotinadas entre 1792-1799). Fugi do assunto. Me desculpem, professores de redação.

Existiram golpistas que:

- o fizeram tentando assegurar a legalidade (por mais estranha que seja, e é sobre esse tipo que vou falar);
- o fizeram por uma ideologia;
- o fizeram em nome de outro país;
- o fizeram para tomar o poder para si;
- o fizeram para entregar o poder para outro;
- o fizeram para entregar o poder para outro e o tomaram para si;
- o fizeram sem realmente querer (fala Marechal Deodoro da Fonseca);
- falharam;

Enfim, vocês pegaram a ideia. Mas eu quero falar sobre um golpe de Estado em especial: o game of thronesistico, a lá Eddard Stark, Guardião do Norte.
Lorde Eddard Stark
Um resumo:
Rei no leito de morte; Seus filhos não são seus filhos; Primeiro-ministro Stark descobre isso; Rei morre; Primeiro-ministro Stark tenta dar um golpe para assegurar a legalidade e passar a coroa para o irmão do falecido rei; Primeiro-ministro Stark falha.

Passemos para a análise de como o golpe foi realizado, com comentários meus sobre excertos dos capítulos de Lorde Eddard Stark.

1º -  Antes de saber que o rei estaria morrendo (teria ele já sido vítima do javali nesta altura? não lembro), Ned planeja contar para ele a verdade sobre as crianças (de quê elas são bastardas).


"Mas na noite anterior sonhara com os filhos de Rhaegar. Lorde Tywin depositara os corpos sob o Trono de Ferro, envolvidos nos mantos carmesins de sua guarda. Fora uma atitude inteligente: o sangue não se notava tanto no pano vermelho. A pequena princesa estava descalça, ainda vestida com a camisola, e o garoto.. o garoto..
Ned não podia deixar que aquilo voltasse a acontecer. O reino não suportaria um segundo rei louco, outra dança de sangue e vingança. Tinha de encontrar algum modo de salvar as crianças"

Ned, meu caro. Você está realizando algo que irá privar essas crianças de algo QUE O PAÍS TODO pensa ser legítimo delas. Você realmente quer deixa-lás vivas para elas causarem revoltas armadas contra seu governo, contra o seu rei?

"Cersei pousou a mão em sua perna boa, logo acima do joelho. - Um homem de verdade faz o que quer, não o que deve - seus dedos deslizaram levemente por sua coxa, na mais suave das promessas. - O reino precisa de um Mão forte. Joff não terá idade durante anos. Ninguém quer uma nova guerra, especialmente eu - a mão dela tocou-lhe o rosto, os cabeos - Se amigos podem se transformar em inimigos, inimigos podem se tornar amigos. Sua esposa está a mil léguas de distância, e o meu irmão fugiu. Seja bom para mim, Ned. Juro que você nunca se arrependerá. - Você fez a mesma oferta para Jon Arryn? Ela o esbofeteou. - Vou usar isso como um distintivo de honra - Ned disse secamente."
"Para começar - disse Ned -, não mato crianças. Seria bom me escutar, senhora. Direi isto apenas uma vez. Quando o rei regressar de sua caçada, pretendo colocar a verdade perante ele. Nesse momento já deverá estar longe. A senhora e seus filhos, os três, e não em Rochedo Casterly. Se fosse você, embarcaria para as Cidades Livres, ou até para mais longe, para as Ilhas do Verão ou o Porto de Ibben. Até tão longe quanto os ventos soprarem."

SUA HONRA CUSTARÁ SUA VIDA, LORDE STARK. Neste momento, TODO O PODER estava a seu alcance. SEM A NECESSIDADE DE UM GOLPE DE ESTADO. Sem o risco da morte de crianças inocentes. Claro, você teria que tomar certas precauções contra Cersei, mas nada que um casamento entre Sansa e Jofrey + Robb e Myrcella, mandar Tommem como protegido Winterfell, alianças com o Tywin.. mas ok, você é fiel ao seu rei. Você não quer guerra. Você só quer que crianças inocentes sejam salvas! Você já pensou quantas crianças inocentes matou com sua atitude?
Quer salvar as crianças? Salve. Coloque-as em sua custódia e as mande para o Norte ou sei lá aonde (aproveite e prende Cersei também) MAS NÃO AVISE PESSOAS MAIS INTELIGENTES QUE VOCÊ SOBRE O GOLPE QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR!

"Cersei insistiu - Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo."
Ba-dum-tss.

2º O rei moribundo chega à Capital.

Rei Robert "morto por um porco" Baratheon, o Primeiro de seu Nome e a Rainha Cersei Lannister

"Esta é a vontade e a palavra de Robert, da Casa Baratheon, o Primeiro de Seu Nome, Rei dos Ândalos e todo o resto... põe aí os malditos títulos, você sabe como é. Ordeno por meio desta que Eddard, da Casa Stark, Senhor de Winterfell e Mão do Rei, sirva como Senhor Regente e Protetor do Território após a minha... após a minha morte... a fim de governar no meu... no meu lugar até que meu filho Joffrey tenha idade... - Robert... - ele quis dizer 'Joffrey não é seu filho', mas as palavras não vieram. A agonia estava escrita de forma muito clara no rosto de Robert; não podia feri-lo mais. E assim Ned baixou a cabeça e escreveu, mas no lugar em que o rei dissera 'o meu filho Joffrey', escreveu 'o meu herdeiro'. O engâno fê-lo sentir-se sujo. 'As mentiras que contamos por amor', pensou. 'Que os deuses me perdoem'."

Ned, meu caro ned. Era só ter escrito "no meu lugar até que meu irmão Stannis assuma a coroa". E claro, ter mandado corvos para todos os lordes de casas importantes com cópias desta declaração, além da verdade sobre as crianças. Essa (ou depois que você saisse do quarto) era a hora de iniciar a AGIR.

"A rainha tinha partido; isso, pelo menos, era um pequeno alívio. Se tivesse algum bom-senso, Cersei pegaria os filhos e fugiria antes do raiar do dia, pensou Ned. Já se deixara ficar tempo demais."

Parece que alguém agiu, não é mesmo?

"Lorde Renly olhou de relance para Sor Boros, que se encontrava na extremidade mais distante da ponte, e para a arcada atrás deles, onde Sor Preston montava guarda. - Essa carta - aproximou-se. - É a regência? Meu irmão o nomeou Protetor? - não esperou por uma resposta. - Senhor, tenho trinta homens na minha guarda pessoal e mais alguns amigos, cavaleiros e senhores. Dê-me uma hora e posso pôr cem espadas em suas mãos. - E que farei eu com cem espadas, senhor? - Atacará! Agora, enquanto o castelo dorme - Renly voltou a olhar para trás, para Sor Boros, e abaixou a voz, transformando-a num murmúrio urgente. - Temos de afastar Joffrey da mãe e ficar com ele na mão. Protetor ou não, o homem que possuir o rei possui o reino. Devíamos capturar também Myrcella e Tommen. Com os filhos em nossa posse, Cersei não se atreverá a se opor a nós. O conselho o confirmará como Lorde Protetor e colocará Joffrey sob sua guarda. Ned o olhou friamente. - Robert ainda não está morto. Os deuses podem poupá-lo. Se não o fizerem, convocarei o conselho para escutar suas últimas palavras e refletir sobre o assunto da sucessão, mas não desonrarei suas últimas horas na terra derramando o sangue em seus salões e arrancando crianças assustadas de suas camas." 

O que você vai fazer com 100 soldados??????? ASSEGURAR UM GOLPE DE ESTADO TALVEZ????

3º - Mindinho, o Sensato


"Escute-me. Stannis não é seu amigo, nem meu. Até os irmãos dificilmente o suportam. O homem é de ferro, duro e inflexível. Elegerá uma nova Mão e um novo conselho, com certeza. Sem dúvida que lhe agradecerá por lhe entregar a coroa, mas não lhe terá amizade por isso. E sua ascensão significará a guerra. Stannis não ficará sossegado no trono enquanto Cersei e seus bastardos não estiverem mortos. Julga que Lorde Tywin ficará indolentemente sentado enquanto tiram as medidas da cabeça da filha para espetarem numa lança? Rochedo Casterly se erguerá em armas, e não estará sozinho. Robert achou por bem perdoar homens que serviram o Rei Aerys, desde que lhe jurassem fidelidade. Stannis é menos clemente. Não deve ter esquecido o cerco a Ponta da Tempestade; e os senhores Tyrell e Redwyne não se atrevem a esquecê-lo. Cada homem que lutou sob o estandarte do dragão ou se rebelou com Balon Greyjoy terá bons motivos para temer. Coloque Stannis no Trono de Ferro e garanto-lhe que o reino sangrará. Olhe agora para o outro lado da moeda. Joffrey tem apenas 12 anos, e Robert deu a regência ao senhor. É a Mão do Rei e Protetor do Território. O poder é seu, Lorde Stark. Tudo que precisa fazer é estender a mão e apanhá-lo. Faça a paz com os Lannister. Liberte o Duende. Case Joffrey com a sua Sansa. Case sua filha mais nova com o Príncipe Tommen e seu herdeiro com Myrcella. Passarão quatro anos até que o Príncipe Joffrey seja maior de idade. A essa altura, ele o verá como um segundo pai, e se não o fizer, bem... quatro anos é um tempo bastante longo, senhor. Suficientemente longo para nos vermos livres de Lorde Stannis. Então, se Joffrey se revelar problemático, nós poderemos revelar seu pequeno segredo e colocar Lorde Renly no trono."
Eu deveria me preocupar por soar muito como Mindinho?

"(...) falarei com Janos Slynt agora mesmo e me assegurarei de que a Patrulha da Cidade seja sua. Seis mil peças de ouro deverão bastar."

Ned, pelo amor de deus. O homem acabou de deixar claro que ele NÃO quer a guerra. Você sabe que ele não é confiável. Se você tivesse aceitado a proposta dele, acredito que ele honraria com sua palavra, afinal, ele estaria por trás do poder. Na sua proposta, você não oferece nada além de Stannis rei e Mindinho sendo escorraçado da Torre Vermelha. Pense bem, Ned. Cersei não é vista desde que Robert chegou na fortaleza, no início da noite. Mindinho demorou para ser encontrado. Quem sabe o que aconteceu neste meio tempo? A noite é escura, e cheia de terrores...

"(...) Ned sabia que ali tinha de pisar com cuidado, tinha de guardar para si os seus projetos e jogar o jogo até estar firmemente estabelecido como regente. Haveria tempo de tratar da sucessão depois de Arya e Sansa estarem a salvo, de volta a Winterfell, e de Lorde Stannis regressar a Porto Real com todo o seu poder."

Se você achou que estava jogando o jogo bem, você é muito ingênuo, meu caro Lorde Stark. Renly fugiu da cidade na madrugada. Você ainda não mandou suas filhas embora, o que deveria ter feito assim de sair do quarto do rei moribundo. Você não enviou corvos a nenhum grande lorde. Você não comprou a lealdade de ninguém do Pequeno Conselho. Você não tem as crianças sob custódia. Você não supervisionou a compra da lealdade dos Mantos Dourados. E o mais importante, você já contou a Cersei do seu projeto. Você pode não ter falado com todas as letras, mas..

"We stand behind you, Lord Stark"

"Janos Slynt os recebeu à porta da sala do trono" 










4º - A tentativa do golpe


Melhor adaptação. Não sei o que me deu mais agonia, ler ou assistir a este momento.



Perceba o despreparo de Lorde Stark. Ele não precisava dizer, basicamente soletrar, que Joffrey não tinha direito ao trono (estranho ele não falar que ele é um bastardo, mas ok. Para os que acham que isso esta implícito: o moleque tem 12 anos (nos livros) e ninguém a não ser os que estudaram as linhagens reais haviam percebido isso): ele precisava exercitar seu poder de Protetor do Território, Mão do rei e Lorde Regente: ainda poderia falhar, mas, na minha opinião, seria improvável.

5º -  Em conclusão


Os excertos foram retirados dos capítulos de Ned. Nada que ele NÃO TENHA PRESENCIADO. Levando em conta isso, além de considerar racionalmente o modo de pensar de Ned sob a ótica de que ele não detém as informações que nós, leitores, temos sobre seu mundo, chego enfim a minha conclusão.

Em conclusão, Lorde Eddard Stark, Guardião do Norte tem o mesmo senso de planejamento de um peixe beta. Além de não confiar em seu instinto (sexto-sentido?) em relação a Mindinho, um cara que, por Deus, NINGUÉM sabe nada sobre (além do fato de ele gostar de Cat) ((lembre-se, os personagens das Crônicas de Gelo e Fogo não leem o livro das Crônicas de Gelo e Fogo)) além do fato dele ter poder e influência, Ned não tem coragem de dar a iniciativa. Não por ser burro, mas por não saber mesurar: na opinião de Lorde Stark, as vidas de três crianças e uma mulher são mais (ou tão?) importantes quanto a vida de milhares de inocentes lutando uma guerra civil; A prosperidade do reino é inferior a vida de 4 pessoas. Por esse lado, Ned se daria bem com o Capitão América - este arriscou a destruição da terra ao insistir em salvar civis que estavam num meteoro em direção a terra - com a diferença que o Capitão saiu vitorioso (algo que na vida real não teria o mesmo resultado.)

Não critico o fato dele querer honrar a memória de Robert: eu faria o mesmo.
Não critico o fato dele negar Renly como rei, e (planejar) entregar a coroa para Stannis: eu faria o mesmo.
Não critico o fato dele se horrorizar com a ideia de matar crianças: eu também me horrorizaria.

Mas existem horas que deve-se deixar o moralismo de lado. O grande problema com Lorde Stark é sua raiz nortista. Raiz Stark, melhor dizendo, visto que os Bolton não são tão burros. Lorde Stark, acostumado com a fidelidade praticamente absoluta das casas nobres do norte (Assim como seu filho, Robb, que abusou da confiança nortista em pessoas de fora do norte - tudo causado por um moralismo barato (Abraços Jeyne Westerling), inexperiente com intrigas de corte (de qualquer corte, visto que as grandes casas regionais, todas, têm corte - menos a Stark), acostumado a lidar com padrões pretos e brancos, certos e errados, maus e bons, era, realmente um peixe fora d'água  - não na Corte de Porto Real, não nas intrigas palacianas, não no Golpe de Estado: Na obra de George R. R. Martin.

Por: Johann Ludwig Burckhardt


                         Epílogo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário